O Poverello

Domus Fraternitas

A Fundação Domus Fraternitas foi instituída, em 1993, pela Província Portuguesa da Ordem Franciscana tendo como objetivo acolher, cuidar e tratar de enfermos. Para isso, ao longo dos anos, a organização foi desenvolvendo e aprimorando sua missão a partir da realidade de cada tempo.

Em 2011, foi criado o Centro de Acolhimento O Poverello, em Braga, único espaço da região equipado com três Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), que fazem parte da Rede Nacional Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

O Centro de Acolhimento O Poverello conta com as seguintes unidades:

  • Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM);
  • Unidade de Média Duração e Reabilitação (UMDR);
  • Unidade de Cuidados Paliativos (UCP).

As unidades exercem suas atividades em articulação com os outros serviços, setores e organismos que integram a RNCCI, no âmbito do Decreto-Lei n.º 101/2006, de 6 de junho, do acordo estabelecido com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS), o Centro Distrital de Segurança Social de Braga (CDSS), bem como pelas normas especiais cuja aplicação decorra do seu objeto social e pelo regulamento vigente.

A ULDM, a UMDR e a UCP são valências da Domus Fraternitas, que interagem entre si. Até 2023, o Centro de Acolhimento somou 20 mil atendimentos realizados, gerando cerca de 100 empregos para a região de Braga.

MISSÃO

Promover assistência de saúde com excelência à população do Distrito de Braga e Região Norte, e promover o desenvolvimento de pessoas com responsabilidade social ao serviço da vida.

VISÃO

Ser reconhecido no Sistema Nacional de Saúde como referência em trabalhos de Cuidados Continuados e Paliativos.

VALORES

As UCCI d’O Poverello observam, no desenvolvimento das suas atividades e administração, os seguintes princípios e valores:

  • Humanização
  • Compromisso Social
  • Princípios Cristãos e Franciscanos
  • Transparência
  • Ética
  • Justiça

Fraternidade São Francisco de Assis

No ano de 2019, a gestão do Centro de Acolhimento O Poverello foi atribuída à Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Frei Jacó, diretor d‘O Poverello’ em exercício, afirma que o espaço tem “desempenhado um papel vital, acolhendo pessoas que enfrentam desafios de saúde ou idade e cuidando daqueles que sofrem com sérias enfermidades e angústias”.

“Os agentes do centro desempenham funções fundamentais, oferecendo não apenas tratamento eficaz, mas também palavras de esperança e testemunho de vida, inspirados por Jesus Cristo e pela simplicidade de São Francisco de Assis”, explica Frei Jacó.

Membros da Fundação Domus Fraternitas

CONSELHO GERAL

Arcebispo de Braga – Dom José Manuel Garcia Cordeiro
Presidente: Ministro Provincial Frei Fernando Valente da Silva Mota, ofm
Guardião Convento de Montariol – Frei António Vinhas Lopes, ofm

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Frei José Dias de Lima, ofm
Diretor Geral: Luciano Luiz Leite da Silva – Frei Jacó, Fnpd
Tesoureiro: Frei Márcio André Guedes Carreira, ofm
Secretário: Frei Paulo Jorge Rodrigues de Faria, ofm
Conselheiro: Noel Barbosa dos Santos – Frei Roberto, Fnpd

CONSELHO FISCAL

Presidente – Paulo Jorge Paredes Martins
Vogal C.F. – Luciano Pessoa da Silva
Vogal C.F. – Frei Paulo Maurício Duarte Rodrigues, ofm

Blog no WordPress.com.